Pacientes travam 'batalha de raquetes elétricas' contra infestação de mosquitos em hospital no Recife; VÍDEO
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Pessoas usam raquetes elétricas para combater infestação de muriçocas no HGV
Pacientes e acompanhantes que utilizam o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, têm lidado com um problema que deveria ser incomum para uma unidade de saúde: uma infestação de mosquitos.
Imagens enviadas à TV Globo mostram pessoas usando raquetes elétricas, na terça-feira (21), para tentar matar os mosquitos dentro de uma enfermaria (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
No vídeo, é possível ouvir os estalos provocados pelas raquetes atingindo os insetos. Uma acompanhante, que conversou com o g1, contou que a presença de muriçocas no local é comum por conta de um banheiro com uma janela quebrada.
“Tem uma janela no quarto, num banheiro quebrado, e as muriçocas entram. Como as pessoas não podem usar veneno, quase todo mundo aqui comprou raquete e se defende com a raquete. Mas, enquanto aquela janela estiver aberta e ao redor do hospital não fizer uma limpeza geral, vai continuar a saga das muriçocas”, contou.
De acordo com a mulher, a infestação se soma à falta de infraestrutura para receber os pacientes. Muitos, além de não conseguirem um leito para receber o tratamento de forma adequada, ainda precisam conviver com os mosquitos.
“As pessoas que chegam, demoram, ficam na maca, não tem cama. Ficam em cima de uma maca esperando ser atendidos, é muito desorganizado. [...] As muriçocas começam a chegar muitas de uma vez. Todo mundo com sua raquete, batendo, naquela zorra. Aqui é cada um por si e Deus por todos”, disse.
A acompanhante apontou ainda o risco de transmissão de doenças como dengue dentro do próprio hospital.
“Tem que se proteger muito porque você se arrisca a pegar até uma dengue aqui. É cada muriçoca que parece mais um morcego”, descreveu.
Procurado, o Hospital Getúlio Vargas informou que vem adotando medidas preventivas e corretivas contra a presença de mosquitos, como dedetizações semanais e reforço nas ações de capinação e limpeza.
A unidade de saúde afirmou ainda que está em fase final de licitação para instalar telas "antimosquito" em toda a estrutura do hospital, com o objetivo de aumentar a proteção física contra a entrada de insetos.
Pacientes usam raquetes contra infestação de mosquitos no Hospital Getúlio Vargas, no Recife
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias